Engenheiros eletricistas e estudantes da área participaram, na quinta-feira (18), da palestra técnica “Redes Subterrâneas, transformadores pedestais e suas aplicações”, promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo – AEAPF, em parceria com a empresa Romagnole e a UPF. O evento, realizado gratuitamente em auditório da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da UPF, aconteceu em parceria com a empresa Portella Representações, que apresentou inovações e divulgou conhecimento técnico relacionado ao tema.

“As redes subterrâneas de distribuição já são uma realidade para grandes centros urbanos. No entanto, é fundamental que possamos nos atualizar com estes conhecimentos para podermos proporcionar a sociedade local esta alternativa quanto a elaboração de projetos e execução de redes de distribuição. Por este motivo, em parceria, trouxemos a Passo Fundo esta empresa que é conceituada e colabora com informações de grande pertinência, especialmente por seu conhecimento técnico e da realidade do mercado”, afirmou o vice-presidente da AEAPF, Engenheiro Eletricista, Giovane Gai Soares.

Conforme o representante comercial da empresa no Rio Grande do Sul, Gilberto da Silva Portella, ainda é pequeno o uso das redes subterrâneas no Brasil, especialmente em comparação aos países de primeiro mundo. Mesmo assim, ele ressalta que já existem municípios gaúchos que estão apostando neste tipo de instalação. “Hoje, os custos são menores e as redes subterrâneas são mais viáveis de serem utilizadas. Entre seus principais benefícios estão a proteção da rede contra fenômenos naturais, valorização dos imóveis, qualidade de energia e melhora na acessibilidade para quem tem necessidades especiais”, explicou o representante.